Ciência e Saúde

Há 50 anos, Yuri Gagarin se tornava o primeiro homem a viajar ao espaço

Paloma Oliveto
postado em 12/04/2011 09:03
Margarita Takhtarova tinha 4 anos em 12 de abril de 1961. Mas até hoje ela se lembra da cena que a assustou no fim da manhã daquele dia, quando catava batatas com a avó, Anna, perto do vilarejo de Smelovka. De repente, um homem caiu do céu. Vestido com um macacão laranja e um capacete branco, ele se aproximou das duas, que, apavoradas, pensaram se tratar de um alienígena. ;Eu olhei ao meu redor e vi aquele monstro alaranjado com uma enorme cabeça vindo na nossa direção;, conta Margarita, 50 anos depois, ao jornal russo Komsomolskaya Pravda. O ;monstro; tratou de se explicar: ;Sou amigo, camaradas. Amigo.; ;É possível que você tenha vindo do céu?;, perguntou Anna, enquanto o ajudava a tirar o capacete. ;Na verdade, sim;, respondeu Yuri Gagarin, o primeiro homem a voar para o espaço.

Aquele foi o primeiro contato físico do astronauta russo com ;os terráqueos; depois de quase uma hora e meia na solidão do cosmos. ;Quando o vi sorrindo, entendi que era um ser humano;, relata a russa, que serviu pão e leite ao maior herói soviético de todos os tempos. Embora esquecido por alguns anos, ofuscado pela conquista americana da Lua, Gagarin voltou à moda agora, meio século depois de olhar pela janela da nave Vostok 1 e declarar ao mundo que a Terra era maravilhosa.

Na Europa, uma verdadeira ;gagarinmania; começou ainda em dezembro do ano passado, quando ocorreu o primeiro evento do calendário oficial dos 50 anos do voo, na cidade inglesa de Manchester. Exposições, documentários, palestras, homenagens públicas e salva de tiros de canhão foram organizados para comemorar o feito do cosmonauta, que venceu os Estados Unidos na corrida espacial em plena era de Guerra Fria. Até em Marte Gagarin foi homenageado. No domingo, a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou a foto de uma pedra do planeta vermelho que foi batizada com o nome do russo.

Aos 27 anos, Yuri Gagarin, um jovem russo de origem humilde, é lembrado pela rara coragem. Ele foi um dos 19 pilotos que se candidataram ao voo, em um tempo em que testes com humanos num ambiente sem gravidade sequer haviam sido feitos. ;Foi um voo absolutamente heroico. Era uma missão muito difícil, e as pessoas pensavam que só um louco poderia ir para o espaço;, relata à agência de notícias Reuters o jornalista científico Vladimir Gubarev, que conheceu Gagarin na juventude. Ele revela que, durante 10 minutos, o herói soviético pensou que estava morto. Foi quando, ao retornar à Terra, a nave começou a girar e pegou fogo.

George Grechko, 79 anos, engenheiro que trabalhou na cápsula tripulada por Gagarin, diz que, frequentemente, tem pesadelos com a cena. Por precaução, Gagarin deixou uma carta à família, divulgada na semana passada pelo governo russo: ;Acredito que tudo dará certo com a nave. Não haverá falhas. Mas, quando um homem viaja na gravidade zero, pode acontecer de ele quebrar o pescoço. Alguns acidentes podem acontecer. Se isso ocorrer; não perca seu tempo com luto. Vida é vida e ninguém está a salvo de ser atropelado por um carro;, escreveu o jovem. Bem-humorado, o cosmonauta chegou a fazer piadas para levantar o ânimo da equipe de técnicos, que, horas antes do voo, precisou realizar reparos na nave.

Além da correspondência, o governo russo liberou documentos secretos para tentar acabar com os rumores que rondam a morte do cosmonauta, ocorrida em 1968. Para muitos historiadores, ele não teria sido vítima de um acidente de avião, mas assassinado por ordens do Partido Comunista. De fato, Gagarin não estava muito contente com o governo, desde que seu amigo Vladimir Komarov morreu, um ano antes, no lançamento da cápsula russa Soyuz 1.

Apesar de 203 problemas graves na nave terem sido identificadas por técnicos, o governo insistiu em mandar Komarov ao espaço, para comemorar os 50 anos da Revolução Russa. Segundo o livro Starman, de Jamie Douram e Piers Bizony, existe um arquivo de áudio no qual se pode ouvir o astronauta dedicando, aos berros, sua morte aos que o haviam enviado ao espaço. Furioso, aos 34 anos, Gagarin foi desligado do programa espacial e designado para o teste de caças supersônicos. Em um dos voos experimentais, ele morreu. Os documentos divulgados pelo governo russo são laudos técnicos que demonstram que, no acidente, ele precisou fazer uma manobra, ;que levou à entrada do avião em um estado crítico de voo e a sua queda em condições climatológicas adversas;.

Sem comentar os documentos, os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional fizeram ontem uma coletiva de imprensa, para comentar o feito de Gagarin. ;É uma maravilhosa coincidência estar aqui no aniversário de 50 anos do primeiro voo do homem para o espaço e estou celebrando essa data no melhor lugar que poderia: em órbita, olhando nossa linda Terra;, disse o americano Ronald Garan. ;Acho que amanhã (hoje) todas as pessoas na Terra vão celebrar esse dia. O ser humano sempre sonhou em voar rumo as estrelas, e foi isso que Gagarin fez, ele tornou esse sonho possível. Cinquenta anos atrás, a tripulação era de apenas um homem e, agora, veja o tamanho da Estação Espacial Internacional. Esperamos que, assim como Gagarin fez há meio século, no futuro, a EEI seja lembrada por proporcionar uma nova era da exploração espacial;, comentou o cosmonauta russo Alexander Samokutyaev.

A frase não dita
Ao contrário do que já foi tantas vezes divulgado, a frase ;A Terra é azul; não foi pronunciada por Yuri Gagarin em sua viagem. As gravações originais apresentam os seguintes trechos: ;Eu vejo a Terra, é magnífica;, ;A visibilidade é boa. Eu os ouço perfeitamente;, ;O voo procede de forma normal;, ;Posso ver tudo. Alguns espaços estão cobertos por nuvens;, ;Eu continuo com o voo. Tudo está normal. Tudo funciona perfeitamente bem. Seguindo em frente; e ;Eu me sinto bem. Estou realmente bem. Continuo com o voo. Tudo funciona perfeitamente bem. A máquina está funcionando normalmente;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação