Ciência e Saúde

Lançamento do Endeavour adiado por 72 horas

Agência France-Presse
postado em 29/04/2011 14:26
Cabo Canaveral - O lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto inicialmente para esta sexta-feira (29/4), foi adiado por pelo menos 72 horas devido a um problema técnico, anunciou a Nasa.

A causa do cancelamento foi um problema nos aquecedores da Unidade de Energia Auxiliar 1", assinalou a Nasa.

Esta decisão foi uma surpresa para a tripulação que estava pronta para embarcar às 19H00 GMT.

Os técnicos da Nasa agora investigam as causas do problema.

O voo é histórico por si só: trata-se do último realizado por este ônibus espacial antes de se aposentar. Mais tarde neste ano será lançado o Atlantis e, com isso, o programa espacial americano, que já tem 30 anos, terá fim.

O ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

O presidente Barack Obama deve assistir com sua família ao lançamento do Endeavour a partir do centro espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste). Será a primeira vez que um presidente americano iria a um lançamento desde Bill Clinton, que o fez em 1998.

O lançamento também deve ser acompanhado pela congressista Gabrielle Giffords. Em janeiro, ela foi atingida por um tiro na cabeça durante um ato político, e após meses de reabilitação poderá despedir-se de seu marido Mark Kelly, um astronauta que comandará o último voo desta nave.

Um jovem de 22 anos disparou contra Giffords (de 40 anos) na cabeça nos arredores de um supermercado, durante um ato político no dia 8 de janeiro. Seis pessoas morreram no ataque, entre elas uma menina de 9 anos e um juiz federal.

"O Endeavour nasceu da tragédia do Challenger", afirmou a Nasa, em um texto onde lembra que a explosão daquele ônibus espacial em 1986 levou o Congresso a autorizar um ano depois a construção de outra nave espacial.

A nave foi lançada pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, na sexta-feira às 19H47 GMT (16H47 de Brasília) para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira.

A tripulação de seis membros é formada por cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar.

O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação