Descoberto planeta que orbita duas estrelas

postado em 16/09/2011 10:21

A descoberta parece ter saído de algum filme de ficção científica, como Guerra nas estrelas, mas é pura realidade. Em um artigo divulgado na edição de hoje da revista especializada Science, pesquisadores norte-americanos garantem ter descoberto o primeiro planeta circumbinário do Universo, ou seja, que orbita ao redor de duas estrelas. Avistado por meio da sonda Kepler, que monitora mais de 1,5 mil estrelas, o conjunto está a cerca de 220 milhões de anos luz da Terra. ;Essa descoberta é impressionante. Mais uma vez, o que costumava ser ficção científica se transformou em realidade;, disse durante uma teleconferência à imprensa, da qual o Correio participou, o pesquisador Alan Boss, do Carnegie Institution for Science, um dos responsáveis pelo estudo.

Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que o sistema, localizado entre as constelações de Lyra e Cisne, era formado por apenas uma estrela, batizada como 12.644.769. No entanto, observações mais profundas mostraram que se tratava não de uma, mas de duas estrelas circundadas por um planeta relativamente grande, batizado como Kepler-16.

;Num primeiro momento, ao cruzar os dados de estrelas localizadas na região com as curvas de luz emitidas por elas e o número de eclipses regulares, acreditamos se tratar de um sistema com três estrelas. No entanto, análises mais profundas mostraram que se tratava de duas estrelas e um planeta;, explicou Laurance Doyle, do Centro Carl Sagan.

Ajuda
Essa é a primeira vez que um planeta circumbinário é detectado pelas lentes de observação criadas pelo homem. Para visualizar o sistema, além do telescópio Kepler, os pesquisadores contaram com a ajuda de cidadãos comuns, espalhados ao redor do mundo. Isso porque as informações coletadas pelo instrumento espacial foram processadas pelo sistema Seti, para o qual qualquer pessoa conectada à internet pode doar uma parcela ociosa da capacidade de processamento de seu computador para analisar informações coletadas no espaço.

As primeira medições feitas pelos cientistas mostraram que os três corpos têm massas bem diferentes. Comparadas ao Sol, as duas estrelas são pequenas. A maior delas tem massa equivalente a 69% da estrela que aquece a Terra, enquanto na menor esse percentual é de apenas 20%. Apesar dessa condição única, o Kepler-16, do tamanho de Sarturno, não é quente. Pelo contrário, possui uma atmosfera gelada e é composto basicamente de gás ; e não rochas, como é o caso da Terra. Para completar uma volta inteira ao redor das duas estrelas, os cientistas calculam que ele demore 229 dias.

NOVIDADE NO CÉU
Veja quadro comparativo entre as estrelas e o planeta analisados no estudo.

Estrela A