Ciência e Saúde

Os dois primeiros satélites Galileu são colocados em órbita pela Soyuz

Agência France-Presse
postado em 21/10/2011 14:43
Kourou - Os dois primeiros satélites operacionais Galileu, o sistema de navegação europeu que concorre com o GPS americano, foram colocados em órbita nesta sexta-feira (21/10) no voo inaugural de um foguete Soyuz a partir do Centro Espacial Guianês (CSG), anunciou o Arianespace.

"Podemos dizer que acaba de ser inaugurado um novo capítulo em nossa história, o de uma Europa que tem êxito e sabe cooperar", declarou, Jean-Yves Le Gall, presidente e diretor-geral do Arianespace.

O foguete russo decolou nesta sexta-feira da Guiana Francesa pela primeira vez na história, levando a bordo os dois primeiros satélites do Galileu.

Dez minutos depois da separação dos três primeiro estágios, o estágio superior "Fregat", com os dois satélites de 700 kg cada um, acionou pela primeira vez seus motores.

[SAIBAMAIS]Em seguida, Fregat colocou os satélites em órbita circular a máis de 23.000 km de altura sobre o Oceano Índico, convertendo-se na primeira missão Soyuz a partir do centro guianês e a missão de número 1.777 de sua história.

Outros dois satélites Galileu devem ser lançados com a Soyouz em 2012, e mais dez até 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação