Ciência e Saúde

Veja outros estudos que comprovaram habilidades impressionantes em animais

postado em 23/10/2011 08:00
Autoconsciência
Em 2006, a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, de Nova York, apresentou um estudo com a primeira evidência de que, assim como os homens, os grandes primatas e os golfinhos, os elefantes se reconhecem ao olhar um espelho. Consequentemente, esses animais têm noção da própria existência, sabendo se distinguir dos demais. ;Como resultado desse estudo, os elefantes se juntaram a uma elite cognitiva de animais com vida social complexa e alto nível de inteligência;, disse o estudo, publicado na Pnas.

Quase humanos
Um estudo da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, descobriu que o cérebro dos golfinhos é muito parecido com o dos humanos. Embora os autores reconheçam que é difícil comparar a inteligência entre diferentes espécies, ainda assim é possível identificar semelhanças nas atitudes dos golfinhos, comparando-se ao Homo sapiens. A cientista Lori Marino fez ressonâncias magnéticas do cérebro dos animais aquáticos e descobriu que a estrutura do órgão predispõe o afloramento de emoções complexas. O exame permite verificar áreas do cérebro ativadas perante diversas situações.

Eu te conheço!
Que as ovelhas reconhecem a voz do pastor, todo mundo sabe. Mas uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego descobriu que elas conseguem distinguir indivíduos da espécie e recordar de suas faces. As ovelhas podem até mesmo reconhecer o rosto de pessoas. O estudo, publicado na revista Nature, sustenta que esse animal utiliza redes neurais semelhantes às processadas pelos humanos para reconhecer e se lembrar dos outros. ;Isso levanta a questão: pode ser que elas até pensem;, afirmou um dos autores, Keith Kendrick, à rede ABC.

Noção de grupo
Corvos podem ser muito agressivos com outros animais da espécie quando querem roubar comida. Mas usam uma estratégia bem mais delicada quando se trata de afanar o almoço de algum parente. Uma pesquisa da Universidade de Washington descobriu que esses pássaros conseguem diferenciar corvos conhecidos daqueles que nunca viram na vida. Com os familiares, parentes ou outros do grupo, a abordagem é disfarçada. Eles esperam que o ;colega; saia para, então, roubar comida. Já no caso de desconhecidos, os corvos atacam sem dó.

Invertebrado esperto
Cientistas do Museu Victoria de Melbourne, na Austrália, descobriram que os polvos são capazes de moldar ferramentas, uma característica até então atribuída apenas a vertebrados. No mar da Indonésia, os pesquisadores descobriram um polvo que usou cascas de coco como abrigo. À rede BBC, o pesquisador Mark Norman afirmou que a forma como o animal manejava o objeto era impressionante: ;Eles sondam o terreno com os tentáculos, afastam a areia e levantam o coco com uma rotação. Depois de colocar o lado aberto da casca para cima, eles agarram a peça e vão embora. Quando são duas metades, o animal consegue colocar uma dentro da outra;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação