Ciência e Saúde

Naturologia aposta na força da natureza para combater doenças

A naturologia sustenta que a melhor forma de combater doenças é adotar hábitos como alimentação orgânica, consumo diário de muita água e práticas alternativas e complementares à medicina tradicional

postado em 14/12/2011 08:30
Depois de descobrir um melanoma, Mauro transformou a vida: hoje, é um adepto
Os conceitos de que consumir alimentos orgânicos, fazer terapias alternativas e entrar em harmonia com a natureza são cada vez mais difundidos, como forma de obter mais qualidade de vida. O que poucos sabem é que toda essa filosofia de vida mais voltada ao mundo natural tem nome e é considerada uma ciência: a naturologia. ;Essa área foca na questão da saúde, promovendo-a e fazendo sua manutenção, cuidando da pessoa como um todo, mesmo que ela tenha algum problema específico;, explica a naturóloga Thaiz Golubov, bacharel na área pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). ;A gente destaca a alimentação, de acordo com o que é melhor para a pessoa, mas não se restringe a isso. A área inclui meditação, contato com a natureza, uso de argila medicinal, cromopuntura ; acupuntura em que, no lugar de agulhas, usa-se uma caneta com feixes de luzes coloridas ;, yoga, reiki;, enumera. O naturopata Pete Coe explica que trabalha com base em cinco pilares: a alimentação, o ar, o sol, a terra e a água.

O primeiro pilar consiste em comer produtos saudáveis, orgânicos e integrais, de maneira ;racional e humana;. ;Não discutimos se um copo de vinho faz bem, se uma xícara de café faz bem. Observamos o que estamos aptos a digerir;, descreve. Em relação ao elemento ar, ele ressalta a importância da respiração. ;Muitas vezes, o estresse da vida moderna faz com que você tenha, por exemplo, uma respiração ofegante e não agregue oxigênio o suficiente na circulação. Para mudar isso, temos uma série de técnicas respiratórias;, conta Coe.

Ele também propõe que a pessoa se exponha ao sol todos os dias durante a manhã, por cerca de 20 minutos. Outro elemento com papel essencial nessa filosofia é a água. Coe cita a relevância dos banhos frios, que estimulam o corpo a fazer a troca térmica com o ambiente; banhos de assento; banhos de vapor para que a pessoa elimine toxinas; e banhos de imersão. ;E é muito importante beber água, dois litros todos os dias;, completa. O contato físico com a terra, ao pisar nela, andar sobre ela, também é uma das bases da naturologia. ;Também pode-se usar a terra em emplastros, como em aplicações de argila;, informa. Ele resume o conceito da prática: ;É uma vida sustentável;.

Com uma hepatite medicamentosa, Ellen aderiu à naturologia: mudança de hábitos resolveu o problema
Essa filosofia não exclui a importância da medicina na melhora dos indivíduos. Ao contrário, a complementa, defendem quem propõe a naturologia. ;Nela, fazemos um trabalho transdisciplinar. Algumas doenças não vão ser curadas apenas com a medicina natural, embora possamos equilibrar o corpo da pessoa para que, com o tratamento médico, ela se recupere mais rápido de uma doença;, sustenta Thaiz. ;A medicina é bem-vinda. Acho que há atualmente o exagero das drogas contínuas. Existem médicos ótimos, mas alguns acreditam só nos remédios e isso acho que é perigoso. É a ilusão de só achar que se pode encontrar a saúde na esquina, não dentro de você;, pondera Coe.

Diagnósticos, não
Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheça como legítimas poucas práticas que fujam à medicina tradicional e veja as terapias alternativas de maneira crítica, o órgão considera que a naturologia, por exemplo, tem uma abordagem geralmente não prejudicial, por estar mais ligada a conhecimentos da cultura popular. Emmanuel Fortes, terceiro vice-presidente do CFM, adverte que ;o problema é quando pessoas dessas áreas decidem diagnosticar e tratar; doenças. ;Tais procedimentos devem ser restritos à ciência oficial, à medicina. O risco é de que as pessoas que vão pelas abordagens alternativas retardem o diagnóstico e passem a tratar os problemas tardiamente;, alerta. Segundo Fortes, quando essas áreas focam na prevenção de problemas de saúde e na manutenção da qualidade de vida, podem ser benéficos.

A turismóloga Ellen Carneiro, 37 anos, conheceu a naturologia em outubro deste ano, por meio de sua psiquiatra. ;Eu tenho diagnóstico de transtorno bipolar e venho tomando remédio há 10 anos. Estava tomando doses muito altas de remédio e, por isso, apareceu em exames clínicos que eu tinha uma inflamação no fígado, uma hepatite medicamentosa;, recorda. Para melhorar, ela precisava reduzir a dose dos medicamentos para um terço do que consumia. ;Minha médica, então, me recomendou ir para um spa com viés naturológico. Vim com encaminhamento médico, com uma tabela para diminuir a quantidade de remédios;, explica.

Ellen foi para o local com medo de sofrer mudanças muito radicais na própria vida. ;Eu tinha a alimentação completamente errada, não abria mão do cafezinho e comia fast food ou pizza todos os domingos;, lembra. ;Além da indicação da minha médica, eu queria emagrecer no spa. E o choque na mudança em relação à comida nem foi tão grande, porque os pratos e os sucos do lugar são muito saborosos. As frutas, verduras e legumes também são muito gostosos. Dá para perceber a diferença entre produtos orgânicos e os que eu costumava comprar no mercado;, destaca a turismóloga.

Em 10 dias inserida na naturologia, Ellen perdeu 4kg, conseguiu alcançar a meta de tomar apenas um terço da quantidade de remédios que consumia antes e acabou com a hepatite. ;Hoje em dia, me alimento muito melhor. Não sou radical, ainda como carne, mas faço escolhas muito mais saudáveis e incorporei frutas, verduras e legumes com mais intensidade no meu dia a dia;, afirma.

Para a ex-sedentária, que atualmente é fã de caminhadas, outra questão importante foi começar a fazer massagens, tanto relaxantes quanto estéticas. ;Elas me deixam muito bem comigo mesma;, assegura, destacando que continua a frequentar massoterapeutas para manter os benefícios dos 10 dias de ;reclusão;. Ellen assinala que o mais interessante nessa área é o respeito à individualidade e ao tempo de cada pessoa para se adaptar a comportamentos distintos dos que tinha.

Novos hábitos
O analista de sistemas Mauro Cardoso, 58 anos, é adepto dessa filosofia. Quando criança, costumava ter uma alimentação mais natural, sem consumir produtos industrializados. Isso mudou quando ele se se casou. ;Comecei a comer alimentos mais pesados, gordurosos e com muita carne. Eu também era sedentário e a combinação desses fatores me deixou propenso a desenvolver uma série de doenças.; Em uma consulta médica, em 2003, viu que estava com índice alto de triglicerídeos e descobriu um câncer de pele. Fez todos os tratamentos médicos necessários e passou por uma cirurgia para retirar o melanoma benigno. Foi quando decidiu mudar de vida.

Naquele ano, Cardoso, que sempre se identificou com ;essas coisas alternativas;, conheceu as ideias da naturologia por meio de um colega transferido do Maranhão para Brasília. Ele se empolgou em mudar totalmente a alimentação, com a orientação de um naturólogo, para desintoxicar seu organismo e, em seguida, adotar novos hábitos. Entre eles, tornar-se vegetariano e consumir ;tudo na temperatura ambiente, para que o organismo fique equilibrado e não acelere o processo de envelhecimento;.

Ele se considera um adepto moderado da naturologia. ;Saio com minha namorada para beber um vinho, por exemplo, mas continuo me alimentando bem e fazendo exercícios. Pratico musculação, yoga, tai chi chuan, dança de salão, entre outros. Agora tenho saúde;, destaca. Ele garante que todo esse processo de se reencontrar e modificar a alimentação foi feito com muito prazer. ;Quem tem uma alimentação normal tem os papilos da língua impregnados de gordura. Quando ela muda, a gente sente muito mais o sabor da comida. Sinto sabor até na água;, garante.

Área polêmica
A naturopatia é uma área da naturologia voltada para o tratamento de doenças por meio do equilíbrio com a natureza. Mais especificamente, a naturopatia é voltada para detectar as causas dos problemas de saúde e encontrar meios de reverter a situação do organismo não balanceado. Especialistas advertem que a naturopatia não substitui o acompanhamento médico em casos de doenças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação