Ciência e Saúde

Terapia com pequenos choques no cérebro ajuda a aperfeiçoar a memória

Nana Queiroz
postado em 25/02/2012 08:00

É difícil pensar em tratamentos com eletricidade sem arrepiar-se com a lembrança de algum porão sombrio de filme de terror, em que pacientes loucos são torturados em longas sessões de eletroconvulsoterapia. Um novo estudo desenvolvido nos Estados Unidos, no entanto, promete fazer com que muita gente aceite a ideia de tomar um pequeno choque em nome da boa saúde. Em um teste recente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, conseguiram provar que estímulos elétricos no cérebro podem dar uma turbinada na memória. A técnica pode colaborar na busca por tratamentos eficientes contra males como o Alzheimer.

Para começar, é preciso reconstruir a ideia de choque. O estímulo provocado pela equipe da UCLA era tão pequeno (de 1 a 2 miliamperes) que não causava dor ou qualquer outro tipo de sofrimento físico. ;O cérebro já é um órgão elétrico. É como se estivéssemos apenas aumentando um ponto no volume de uma música que já está tocando;, explica Alessandra Gorgulho, uma neurocirurgiã brasileira que também trabalha na UCLA, em proximidade com o grupo que realizou o experimento.

A matéria completa você confere na edição impressa do Correio Braziliense deste sábado (25/02)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação