Ciência e Saúde

Cientistas apresentam pesquisa sobre Mercúrio, o menor do Sistema Solar

Paloma Oliveto
postado em 22/03/2012 08:00
O menor e mais quente planeta do Sistema Solar era, até agora, um ilustre desconhecido. Um ano depois de entrar na órbita de Mercúrio, porém, a missão Messenger, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), fez uma radiografia da ;barreira do inferno;, revelando dados surpreendentes. Se, de longe, a aparência do astro levantava suspeitas de que ele se assemelhava à lua terrestre, as informações recolhidas pela sonda espacial mostram que, na verdade, Mercúrio é diferente de todos os outros corpos que orbitam o Sol.

A Messenger saiu da Terra equipada com tecnologia suficiente para desvendar o planeta. Sete instrumentos de alta precisão, como altímetros e espectrômetros, examinaram mais de 90% do hemisfério norte de Mercúrio, enviando para os cientistas informações sobre composição, magnetismo, atmosfera e gravidade, entre outras. Esses dados foram divulgados ontem por pesquisadores que participam do projeto, em uma série de apresentações durante a 43; Conferência de Ciência Lunar e Planetária, no Texas, transmitida à imprensa pela internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação