Ciência e Saúde

James Cameron é o primeiro a visitar, em expedição solo, Abismo Challenger

Paloma Oliveto
postado em 27/03/2012 10:18
Eram quase 12h de ontem (horário local) quando o Twitter da missão Deep Sea Challenge avisou: ;Jim Cameron chegou à superfície! Parabéns a ele nesse mergulho solo histórico ao ponto mais profundo do oceano;. Estava completo um sonho que o cineasta de Titanic e Avatar acalentava desde a década de 1960, quando ouviu falar, pela primeira vez, do Abismo Challenger. Situado na Fossa das Marianas, no Pacífico, o ;chão; da Terra está a quase 11 mil metros abaixo do nível do mar e havia sido explorado pela primeira vez há mais de 50 anos pelos mergulhadores visionários Don Walsh e Jacques Piccard, na missão Trieste. Agora, Cameron, 57 anos, se torna o único ser humano que visitou, sozinho, o local.

Durante sete anos, o cineasta se preparou para viajar à região mais profunda dos oceanos. Diferentemente de Walsh e Piccard, que embarcaram em um batiscafo que nem sequer conseguia tirar fotos, Cameron chegou ao fundo do mar a bordo de um equipamento sofisticado, com oito câmeras digitais de alta resolução. Depois de duas horas e meia de navegação, ele alcançou o abismo, por onde ficou durante três horas. Nesse período, filmou e coletou amostras de uma região que, incrivelmente, é menos conhecida do que o solo de Marte. Depois da viagem do Trieste, a Marinha americana, que havia patrocinado a expedição, desistiu de novas aventuras. Os olhos do mundo voltaram-se para o espaço e o oceano profundo ficou esquecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação