Via Láctea abriga bilhões de planetas semelhantes à Terra, dizem estudiosos

Paloma Oliveto
postado em 28/03/2012 08:00
Definitivamente, não estamos sós. Se até agora não há evidências da existência de seres alienígenas, a Terra, porém, está acompanhada por muitos outros planetas parecidos com ela. Dezenas de bilhões, mais precisamente, e levando em consideração apenas a Via Láctea. Uma equipe de astrofísicos do Observatório Europeu do Sul (ESO) revelou que um dos mais eficientes caçadores de corpos celestes, o instrumento Harps, não apenas descobriu uma quantidade exorbitante de exoplanetas, aqueles que estão em outros sistemas solares, mas detectou que muitos se encontram em zonas habitáveis, que oferecem condições para o florescimento da vida.

Durante seis anos, a equipe de cientistas analisou dados obtidos pelo Harps, incluindo os de 102 estrelas anãs vermelhas observáveis no Hemisfério Sul e, portanto, próximas ao nosso Sistema Solar. Esses objetos celestes, menores do que o Sol, mas muito mais longevos, respondem por 80% das estrelas da Via Láctea, e são cerca de 160 bilhões. Os astrofísicos constataram que 40% das anãs vermelhas são orbitadas por super-Terras, planetas rochosos muito semelhantes à Terra, com massa entre uma e 10 vezes a terrestre.