Ciência e Saúde

Altas doses de ureira no organismo podem ocasionar doença renal

postado em 04/04/2012 08:00

Belo Horizonte ; Um composto orgânico cristalino, conhecido quimicamente pela fórmula (NH2)2CO e que se forma principalmente no fígado para ser filtrado pelos rins e eliminado pela urina ou pelo suor. A ureia é considerada o principal produto terminal do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamíferos. Porém, quando em excesso no sangue, pode se transformar em problema, levando a um quadro conhecido como uremia.

Diagnosticada quando os rins não são capazes de filtrar o sangue normalmente, a doença é hoje um sério problema de saúde pública no país. ;No Brasil, a prevalência de pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos oito anos, chegando próximo a 90 mil pacientes este ano. A incidência de novos casos cresce cerca de 8% ao ano, tendo sido registrados 18 mil pacientes em 2001;, informa o nefrologista Fernando César Menezes Assunção, membro do Corpo Clínico do Serviço de Nefrologia do Hospital Público Regional de Betim, na Grande Belo Horizonte. ;O gasto com o programa de diálise e transplante renal no Brasil é elevado, cerca de 10% da verba destinada à saúde, o que tornam mais urgentes ações de prevenção, que têm um custo infinitamente menor para os cofres públicos;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação