Ciência e Saúde

Empresa britânica admite ter exportado dejetos ilegalmente ao Brasil

Agência France-Presse
postado em 12/04/2012 18:43
Londres - Uma companhia britânica admitiu nesta quinta-feira (12/4) ter enviado ilegalmente ao Brasil 89 contêineres com mais de 15.000 toneladas de plástico que eram resíduos domésticos. Diante de um alto tribunal de Old Bailey, a empresa londrina Edwards Waste Paper declarou-se culpada de ter exportado dejetos, o que vai contra a legislação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

Dois diretores da empresa, entre eles Simon Edwards, reconheceram também sua culpa e esperam agora a sentença do tribunal. Outros dois cidadãos, Julio da Costa e Juliano da Costa, acusados de ter concluído o envio para o Brasil, não se reconheceram culpados, e agora terão de se apresentar a julgamento a partir de outubro.

As autoridades brasileiras descobriram a carga ilegal há três anos em um cais, e esta foi devolvida ao Reino Unido, onde foi desinfetada em Felixstowe, sudeste da Inglaterra.

"A exportação ilegal de resíduos representam um risco para a saúde humana e para o meio ambiente no país de exportação", disse a chefe da Agência Nacional do Meio Ambiente, Andy Highman. "Além disso, atinge a indústria de reciclagem do país", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação