Ciência e Saúde

Crioterapia é usada cada vez mais no tratamento de tumores em ossos

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas
postado em 02/05/2012 11:19
Belo Horizonte ; O congelamento das células cancerígenas pode ser a solução para os tumores que atingem os ossos. Na crioterapia, como a técnica é conhecida, o osso é retirado do paciente e passa por um processo de congelamento em nitrogênio líquido. Considerada uma das mais avançadas técnicas para o tratamento desses tipos de tumor, a crioterapia ganhou destaque no 8; Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica, que ocorreu no mês passado em Tiradentes, região central de Minas Gerais, com especialistas do Brasil, da América Latina e da Europa. ;O procedimento mata as células cancerígenas e as do osso. No entanto, quando é recolocado (o osso), as células doentes não voltam e as boas repovoam o local;, informa o presidente do congresso, Rodrigo de Andrade Gandra Peixoto.

A crioterapia é indicada para crianças, adolescentes e adultos com até 30 anos. ;O procedimento não é indicado a todos os pacientes. Apenas para os que responderam bem à quimioterapia;, afirma Alejandro Enzo Cassone, coordenador do Centro de Oncologia Infantil Domingos Boldrini, em Campinas (SP). Embora a crioterapia seja uma técnica cada vez mais usada no Brasil, os tumores também podem ser tratados por meio de cirurgia para a retirada das células cancerígenas, seguida de procedimentos como o enxerto, que se caracteriza pela colocação de tecidos ósseos de doadores (homólogo) ou retirados de outra parte do corpo do doador (autólogo), e de implante de próteses de titânio. A técnica de cirurgia a ser escolhida varia de acordo com a idade do paciente, a localização e a extensão do tumor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação