Ciência e Saúde

Derretimento de geleiras sobre nível do mar será menor que última previsão

Gláucia Chaves
postado em 04/05/2012 08:45
Migração forçada de populações litorâneas, prejuízo econômico e ambiental, mudanças irreversíveis no clima global. É consenso para a grande maioria dos cientistas que os efeitos do aquecimento global podem ser catastróficos. Um ponto ainda a ser discutido, porém, é com que velocidade esses efeitos devem se manifestar. Um exemplo desse debate pode ser visto na edição de hoje da Science. Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Washington, a contribuição do derretimento das mais de 200 geleiras da Groenlândia para o aumento do nível do mar será menos grave do que o calculado por outra pesquisa, publicada na mesma revista científica em 2008.

A análise mais antiga ; feita por pesquisadores da Universidade do Colorado, da Universidade de Montana e da Universidade da Califórnia ; chamou a atenção por apresentar um dado bem mais pessimista que os cálculos feitos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão ligado às Nações Unidas. Enquanto para o grupo de cientistas da ONU o derretimento das geleiras deve causar uma elevação dos oceanos entre 20cm e 50cm, o estudo de 2008 previa um aumento médio global entre 80cm e 2m.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação