Ciência e Saúde

Pesquisa aponta que exposição a bombas causa doença degenerativa

postado em 17/05/2012 09:25
A explosão de uma bomba, por mais simples que seja o artefato, causa mortes e destruições. Seus efeitos a longo prazo, porém, também podem ser de grande gravidade. Pesquisadores de diversas instituições norte-americanas descobriram que militares expostos à detonação de explosivos e a concussões têm grandes possibilidades de desenvolver um distúrbio chamado encefalopatia traumática crônica (ETC). Essa síndrome degenerativa do cérebro aparenta ser a causadora de uma série de problemas psiquiátricos que afetam os veteranos de guerra após eles voltarem para a casa. Entre os sintomas do problema estão deficit de atenção, perda de memória, depressão, pensamentos suicidas e estresse pós-traumático. Embora não haja dados confiáveis da incidência da ETC no mundo, estima-se que seu estágio inicial afete pelo menos 20% dos 2,3 milhões de oficiais do Exército, da Aeronáutica e da Marinha norte-americana desde 2001.

Para desvendar se realmente todos os danos neurológicos presentes nos militares estão ligados a explosões, os médicos analisaram o cérebro de oficiais já mortos que haviam sido expostos a detonações de bombas e concussões. Em seguida, compararam com o de jogadores de futebol americano e de lutadores de wrestling que também haviam morrido ; uma vez que os esportistas são as pessoas com maior risco de ter ETC, por conta das pancadas que levam na cabeça durante jogos e lutas. ;Em seguida, fizemos experimentos em laboratório com ratos para comprovarmos os resultados obtidos. Nos testes, descobrimos que as explosões diminuíram a velocidade de condução de sinais elétricos ao longo dos axônios, estruturas que transmitem as informações entre os neurônios, que são as células cerebrais;, descreve Patric K. Stanton, autor do estudo apresentado na revista Science Translational Medicine e professor de neurologia da Escola Médica de Nova York. Essa redução na transmissão de dados entre os neurônios, detectada entre duas e quatro semanas após o incidente, prejudica a capacidade de aprendizagem e de memorização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação