Ciência e Saúde

SpaceX pronta para lançamento de alto risco para estação espacial

Agência France-Presse
postado em 17/05/2012 16:20
Washington - A SpaceX pretende se tornar, no sábado (19/5), a primeira empresa privada a enviar seu próprio cargueiro para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma façanha que os governos de apenas alguns países realizaram.

A missão de alto risco está prevista para começar antes do amanhecer de sábado, às 4h55 locais (5h55 de Brasília) com o lançamento da nave não-tripulada Dragon a bordo do foguete Falcon 9 da Estação Espacial da Força Aérea em Cabo Cañaveral, na Flórida.

Se bem sucedido, o lançamento alavancará ainda mais a companhia do bilionário da internet, o empreendedor Elon Musk, na corrida para preencher o vácuo deixado pelo fim do programa de ônibus espaciais no ano passado e restaurar o acesso dos americanos ao espaço.

Caso contrário, será um revés para a SpaceX, uma das muitas empresas que trabalham para construir e lançar uma nave espacial que possa transportar astronautas para a ISS em 2015 e a primeira a tentar uma missão cargueira como precursora de um voo tripulado.

"A atenção dada a este voo cria grandes expectativas; ainda é um voo de teste, mas as consequências de um fracasso seriam muito sérias", disse John Logsdon, especialista em políticas espaciais da Universidade George Washington.

A Nasa está fazendo uma grande aposta no sucesso desta missão. A SpaceX recebeu até agora 381 milhões de dólares da NASA como parte de um contrato de vários anos de 1,6 bilhão de dólares para desenvolver um cargueiro de transporte para (e de volta da) ISS.

Se o tempo ou outras razões atrapalharem a decolagem no sábado, haverá outra oportunidade para o lançamento no dia 22 de maio. Agências espaciais de Rússia, Japão e Europa também enviam cargueiros para a ISS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação