Ciência e Saúde

Impulsividade na adolescência facilita o acesso às drogas, diz pesquisa

Gláucia Chaves
postado em 19/05/2012 08:00
A adolescência é conhecida como uma fase de comportamentos imprevisíveis. A vontade de pertencer a um grupo também caracteriza o período, o que poder levar gente de pouca idade a experimentar drogas ilícitas. As escolhas de momento, no entanto, podem ter efeitos duradouros. Um estudo feito pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e publicado em edição recente da revista Nature Neuroscience, descobriu que o desejo por substâncias que alteram a percepção da realidade pode estar ligado a redes cerebrais específicas. Os cientistas afirmam ainda que, ao contrário do que se acreditava, os sintomas de Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) não estão relacionados ao uso de entorpecentes no começo da adolescência.

Segundo Robert Whelan, psiquiatra da Universidade de Vermont que conduziu a pesquisa, o objetivo principal foi compreender o que leva alguns adolescentes a consumirem drogas. Para isso, ele e sua equipe estudaram 1.896 jovens de 14 anos e focaram as análises em comportamentos impulsivos (veja a infografia). Os voluntários foram instruídos a apertar um botão. Em um determinado momento, os médicos davam a ordem para que parassem abruptamente com a atividade. Por meio de exames de ressonância magnética, os cientistas concluíram que os adolescentes capazes de inibir o impulso de pressionar o botão tinham maior controle inibitório. Neles, sete redes cerebrais foram ativadas para que o comportamento fosse interrompido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação