Ciência e Saúde

Revista Science publica especial sobre os mistérios do universo

Marcela Ulhoa
postado em 01/06/2012 08:00
Tentar entender o Universo é um grande desafio não só para leigos. Cientistas do mundo todo quebram a cabeça na tentativa de explicar o que, afinal de contas, é tudo isso que nos cerca, ou melhor, que nos compõe. Apesar dos vários estudos e investimentos milionários na área, ainda são inúmeros os mistérios que rondam a astronomia. Na edição de hoje da revista Science, uma série de oito artigos escritos por jornalistas da publicação especializada congrega alguns desses grandes enigmas.

Robert Coontz, editor da série, explica que, como critério de escolha, foram destacados ;mistérios; difíceis de solucionar e não somente questões que os cientistas possam, provavelmente, resolver dentro de alguns anos. O que é a energia escura e quão quente é a matéria escura são exemplos de temas abordados na série. Além deles, Coontz afirma que uma das preocupações da revista foi abordar também os temas de escala relativamente menor, que representam a parte do Universo mais compreensível aos cientistas. Como as estrelas explodem? O que reionizou o Universo? Qual é a origem da maioria dos raios cósmicos energéticos? Todas essas perguntas são destacadas na série.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação