Ciência e Saúde

Instituto europeu aprova construção do maior telescópio óptico do mundo

Agência France-Presse
postado em 12/06/2012 11:08
Paris - O conselho diretor do Observatório Europeu Austral (ESO) aprovou na noite de segunda-feira (11/6) a construção do maior telescópio óptico do mundo, que será instalado em Cerro Armazones, norte do Chile, uma montanha a 3.060 metros no deserto do norte do Chile.



Dois terços do conselho diretor do ESO aprovaram de forma plena ou provisória o European Extremely Large Telescope (E-ELT) - Telescópio Europeu Extremamente Grande, - abrindo o caminho para o início do projeto. Muito aguardado pela comunidade científica, o projeto, avaliado em 1,083 bilhão de euros (1,35 bilhão de dólares), o E-ELT terá um espelho segmentado de um diâmetro sem precedente de 39,3 metros e será o maior telescópio do mundo para observações diretas e infravermelhas.

Será construído em Cerro Armazones, perto do Observatório Paranal do ESO, onde a grande altitude e a extrema aridez permitem uma excelente visibilidade do céu. Se tudo acontecer de acordo com o previsto, o E-ELT deve iniciar as operações científicas no início da próxima década. Na categoria de projetos de telescópios gigantes, o E-ELT compte com o Thirty Meters Telescope (TMT), de 30 metros, iniciado pelos Estados Unidos, e com o Giant Magellan Telescope, o GMT, de 24 metros.

"O E-ELT permitirá chegar aos confins do universo para tentar observar as primeiras galáxias que estão constituídas por gerações de estrelas que suspeitamos que existem, mas que nunca foram observadas", explicou Jean-Gabriel Cuby, diretor do Laboratório de Astrofísica de Marselha. A observação é importante para compreender a evolução do universo, destacou o cientista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação