Ciência e Saúde

Físico diz que homem nunca terá todas as respostas sobre o Universo

postado em 22/06/2012 08:00

A ciência será capaz de explicar e entender todo o Universo? Na opinião de Marcelo Gleiser, não. O físico é defensor da tese de que o homem jamais conseguirá compreender completamente tudo que o cerca. Apesar da limitação, o pesquisador considera a ampla capacidade da ciência de se reinventar e se expandir a partir de suas próprias descobertas um ingrediente fundamental para que a busca pelo conhecimento nunca chegue ao fim.

Em visita a Brasília para participar de um seminário sobre inovação tecnológica promovido pelo Senado Federal, o pesquisador conversou com o Correio sobre esse tema, que será abordado em seu próximo livro, além de outros assuntos, como a internacionalização da ciência brasileira e a importância de uma atenção maior, por parte dos pesquisadores, para a divulgação científica. ;Os cientistas brasileiros estão um pouco acomodados em relação ao papel social que eles podem ter;, afirma.



O senhor foi um dos primeiros cientistas brasileiros a se preocupar em falar com o público leigo. Ainda existe uma resistência dos pesquisadores brasileiros em relação à divulgação científica?
Não sei se resistência, mas acho que existe uma certa preguiça e uma falta de incentivo. Os cientistas brasileiros estão um pouco acomodados em relação ao papel social que eles podem ter, não só como pesquisadores, mas também como educadores fora da sala de aula. Embora a divulgação científica não seja coisa para todos os cientistas, é para muitos mais do que só alguns, como hoje. Ainda há espaço para um grande crescimento dessa área.

Muito se fala sobre os avanços da ciência brasileira nos últimos anos. Hoje, é possível fazer ciência de ponta sem precisar sair do país?
Sem a menor dúvida, a situação está muito melhor. Nos anos 1980, quando eu saí do país, era de praxe um bom aluno querer fazer doutorado fora. Hoje em dia, não há mais necessidade disso, você pode fazer um doutorado de excelente qualidade aqui, aliás você pode fazer sua carreira inteira aqui. Mas é claro que, como ciência é uma atividade muito internacionalizada, é importante que o aluno brasileiro tenha a oportunidade de experimentar como funciona a coisa lá fora.

Então, mesmo assim, as experiências no exterior continuam sendo importantes.
Essas bolsas sanduíches, por exemplo, que o programa Ciência sem Fronteiras está oferecendo, são muito boas, porque oferecem aos alunos essa ideia de que você pode fazer ciência lá fora e aqui. E, assim, desmistifica para o aluno brasileiro o que é fazer ciência lá fora. As pessoas pensam: ;Ah, os Estados Unidos têm dinheiro e tudo é perfeito;. Mas não é nada disso. Tem espaço para todos. Então, eu acho que sim, é possível ter essa carreira aqui, mas todo aluno, todo doutorando e pós-doutorando, pode se beneficiar muito indo para fora e aprendendo como funciona outro sistema de pesquisa e ensino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação