Ciência e Saúde

Pesquisadores tentam observar como o cérebro simula o pensamento

Roberta Machado
postado em 27/06/2012 08:16
A menos que uma pessoa diga o que queira, descobrir o que se passa em sua cabeça é uma tarefa complicada. Mas o cérebro humano não desiste, e dedica boa parte do tempo procurando adivinhar as escolhas e preferências alheias. O processo, nem sempre consciente, ocorre, por exemplo, quando alguém tenta comprar um presente para um amigo ou pensa na melhor maneira de dizer algo ao outro. Na busca por mais informações sobre essa atividade da mente, pesquisadores do Japão criaram um experimento para observar como o cérebro simula o pensamento dos outros.

A pesquisa, divulgada recentemente na revista Neuron, foi realizada pelo Riken Brain Science Institute, em Saitama, no Japão. Com a ajuda de uma máquina funcional de ressonância magnética, os cientistas viram que sinais cerebrais eram ativados quando voluntários tentavam fazer escolhas similares às de outras pessoas. O resultado mostrou que a simulação de pensamento depende do julgamento do próprio indivíduo, mas é definida principalmente pela observação. Quanto mais familiar o comportamento do outro, maiores as chances de acertar as escolhas que ele deve fazer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação