Ciência e Saúde

Cientistas desbancam teses que ligam Stonehenge a religiosidade e ufologia

Paloma Oliveto
postado em 07/07/2012 08:05
Nem observatório astronômico nem templo de rituais pagãos. E, muito menos, um complexo construído por extraterrestres. O misterioso e fascinante monumento de Stonehenge, na Inglaterra, teria sido erguido para unificar os muitos povos que, entre 5 mil e 2,5 mil anos atrás, viviam na Grã-Bretanha. Foram 10 anos de pesquisas arqueológicas envolvendo cinco universidades britânicas para se chegar a essa conclusão. A equipe de cientistas fez escavações, analisou dados históricos e, sob a luz do contexto socioeconômico e cultural da época, descartou as muitas teorias que, até agora, dominavam a origem dos enormes blocos de pedras azuis localizados a 135km de Londres.

Há cerca de 6,5 mil anos, a Grã-Bretanha e ilhotas próximas emergiram do oceano, onde permaneceram por milênios depois de um período de aquecimento global. No fim da Idade da Pedra, populações do continente começaram a migrar para lá e, já na Idade do Bronze, havia diversas tribos, sobre as quais pouco se sabe devido à falta de registros escritos e aos poucos remanescentes arqueológicos. Algumas boas pistas nos arredores, porém, ajudaram o grupo de cientistas do Projeto Stonehenge Riverside, iniciado em 2003, a construir uma nova teoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação