Ciência e Saúde

Demora para identificar daltonismo pode acarretar problemas sociais

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas
postado em 18/07/2012 08:00
Belo Horizonte ; O advogado Bruno Renato, 37 anos, prefere peças mais sóbrias. Nada de muitas cores ou estampas. A escolha comedida do vestiário deve-se à dificuldade que ele tem de distinguir as cores. ;Confundo todas: o verde com marrom, o azul com rosa;, diz. Bruno faz parte da parcela de 5% a 7% da população que é daltônica. Trata-se de uma condição genética, determinada pelo cromossomo X, que resulta em deficiência na discriminação das cores. O daltônico consegue distinguir 600 delas, enquanto uma pessoa sem essa alteração enxerga de 3 milhões a 5 milhões de matizes cromáticas.

Bruno foi diagnosticado com o problema ainda na infância. Devido à dificuldade de realizar algumas tarefas escolares, como colorir, os pais desconfiaram que existia algum problema. ;Quando a professora pedia para desenhar as figuras, eu não sabia usar as cores;, lembra. Mas nem todas as pessoas identificam o problema de maneira precoce.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação