Ciência e Saúde

Pesquisadores destrincham o genoma do câncer no colo do útero

Roberta Machado
postado em 19/07/2012 08:06
Um grupo de pesquisadores desvendou o genoma do câncer colo retal, doença que mata mais de 600 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A lista detalhada de genes que formam esse tipo de tumor foi divulgada hoje na revista científica Nature. Na análise de 132 amostras de câncer de colo e 62 de reto, os pesquisadores identificaram 32 genes, 24 deles com mutações significantes. A descoberta, acreditam os autores da pesquisa e especialistas, pode ajudar na produção de remédios para o combate à doença.

O estudo envolveu dezenas de laboratórios e centenas de cientistas, que trabalham em conjunto há anos para destrinchar as causas de diversos tipos de tumores. A união foi formada pelo projeto Cancer Genome Atlas, grupo que já apontou os genes causadores dos cânceres de ovário e de cérebro (leia Para saber mais). No futuro, eles esperam descrever o DNA de 20 tipos de tumores. Há estudos que procuram fazer o mesmo com o carcinoma de pulmão, de mama, de rins e de tireoide.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação