Ciência e Saúde

Proteína causadora do Alzheimer pode ajudar no tratamento da esclerose

Bruna Sensêve
postado em 02/08/2012 08:26
Tachada pelos cientistas como a principal culpada pela doença de Alzheimer, a beta-amiloide (A-beta) pode ser a resposta para o tratamento da esclerose múltipla. Um estudo divulgado na edição desta semana da revista Science Translational Medicine traz a surpreendente reação da molécula para reverter a paralisia e a inflamação em modelos animais com o distúrbio. Ao fazer o experimento, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Stanford (EUA) esperavam o agravamento da doença, porém, dentro de poucos dias de tratamento, viram um resultado oposto.

[SAIBAMAIS]A beta-amiloide é o componente principal das placas amiloides que se acumulam entre os neurônios dos pacientes com o mal de Alzheimer. São utilizadas, inclusive, como uma marca de identificação da doença. A esclerose múltipla é um distúrbio autoimune de causa ainda pouco conhecida. Nela, as células imunes invadem o cérebro e a medula espinhal, atacando os revestimentos isolantes de longas células nervosas (axônios), compostas por uma substância gordurosa chamada mielina.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação