Ciência e Saúde

Tratamento com nanofibras de proteiínas pode amenizar efeitos de um enfarte

Bruna Sensêve
postado em 09/08/2012 08:00
A chave para o efetivo reparo e a contínua regeneração dos tecidos vasculares de pacientes que sofreram um enfarte pode estar no uso de nanofibras. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) e da Universidade Nacional de Cheng Kung, em Taiwan, injetou o biomaterial com um fator de crescimento no coração de ratos. Menos de um mês depois, os animais mostraram uma melhora significativa na função cardíaca. O experimento foi, então, repetido em porcos, que têm um coração com funcionamento mais similar ao dos humanos. O tratamento não só melhorou o desempenho cardíaco, como também promoveu o crescimento de artérias e novos vasos sanguíneos na região danificada.

Estudado pelos cientistas, o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) já foi utilizado em diversos estudos, mas ainda não havia atingido um alto nível terapêutico. Ele é responsável por promover o ;crescimento; de novos vasos sanguíneos em regiões que foram obstruídas, como ocorre no enfarte. A intenção pode ser comparada a um sistema de encanamento. ;Imagine que um duto responsável pela manutenção do fluxo da água em uma casa foi obstruído. O fator de crescimento conseguiria que o fluxo fosse desviado por outros dutos que seriam gerados pelo estímulo desse fator;, exemplifica Marcelo Sampaio, responsável pelo ambulatório farmacogenômico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade ligada à Secretaria de Saúde de São Paulo. O endotélio é uma fina camada de células que fica na superfície de todos os vasos do corpo e produz inúmeras substâncias favoráveis, entre elas o VEGF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação