Ciência e Saúde

Pesquisa identifica sistema com dois planetas que orbitam duas estrelas

postado em 29/08/2012 08:00
Durante milênios, a estrutura dos sistemas solares sempre foi a mesma: uma estrela ao centro e planetas gravitando ao redor dela. Esse paradigma, contudo, está sendo posto em xeque por cientistas de diversas universidades dos Estados Unidos. Utilizando dados obtidos pela sonda Kepler, um dos mais avançados instrumentos de observação espacial já desenvolvidos, os pesquisadores conseguiram mostrar que o Universo é mais complexo do que se imaginava. Prova disso é a revelação de um sistema inédito, em que dois planetas orbitam ao redor não apenas de uma, mas de duas estrelas. É a primeira vez que uma configuração desse tipo foi detectada pelos cientistas. Batizado de Kepler 47, o conjunto amplia a compreensão de como planetas e estrelas podem se relacionar no Cosmos.

Os sistemas binários, ou seja, aqueles nos quais duas estrelas interagem, não são novidade. Os astrônomos acreditam que pelo menos um terço das estrelas esteja em sistemas assim. ;Elas são relativamente comuns, e o próprio Kepler já encontrou várias delas;, lembra William Cochran, do Observatório McDonald da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento, a sonda tem ajudado a localizar vários sistemas que, embora os cientistas soubessem que poderiam existir, nunca haviam sido localizados. ;No ano passado, o Kepler encontrou o primeiro planeta orbitando em torno de uma estrela binária, o Kepler-16b. Desde então, temos encontrado outros sistemas com um planeta em torno de uma estrela binária;, completa o norte-americano. Desde a primeira descoberta, outros três sistemas semelhantes foram vistos pelos pesquisadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação