Planta nordestina pode ser usada para conter a esclerose múltipla

Elian Guimarães/Estado de Minas
postado em 31/08/2012 08:00

Belo Horizonte ; Pesquisadores brasileiros publicaram na revista internacional Biochemical Pharmacology estudos que indicam o potencial terapêutico de um produto natural isolado de uma espécie típica do Nordeste brasileiro: a Euphorbia tirucalli, conhecida popularmente como avelós. O constituinte isolado é chamado euphol, e, segundo Rafael Cypriano Dutra, um dos cientistas, tem ;expressiva atividade anti-inflamatória e imunomoduladora; em modelo experimental de esclerose múltipla em camundongos. Autoimune, a doença compromete o sistema nervoso central.

A descoberta, segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, ainda é muito inicial para ser considerada uma revolução terapêutica no tratamento de pacientes, principalmente pelo fato de que o desenvolvimento de uma substância até sua transformação em medicamento vendido em farmácias demora em média de 10 a 15 anos e obedece a várias etapas.