Ciência e Saúde

Tratamento com células-tronco amenizam surdez, mostra pesquisa

Roberta Machado
postado em 13/09/2012 08:00
Quando a audição não é mais a mesma, resta aos pacientes recorrerem à terapia intensiva ou mesmo ao implante coclear, um dispositivo que estimula as fibras do ouvido e amplifica o som antes inaudível. Mas mesmo o mais avançado dos tratamentos não é garantia de recuperação para os 70 milhões de surdos estimados pela Federação Mundial dos Surdos (WFD, em inglês). Para restaurar o sentido, seria necessário substituir as células defeituosas do ouvido, um procedimento mais complicado que um transplante de órgãos.

O processo é difícil porque o material a ser inserido no ouvido não vem de um banco de órgãos ; ele teria de ser produzido. A matéria-prima encontrada pelos médicos para essa fabricação foram as células-tronco, estruturas multipotentes com habilidade de assumirem centenas de funções diferentes no corpo humano, inclusive as auditivas. A técnica, em estudo há alguns anos, começa a mostrar resultados. Na Inglaterra, um grupo de roedores surdos recuperou quase metade da audição depois de serem submetidos ao tratamento com células embrionárias humanas. Os resultados foram publicados ontem na versão eletrônica da revista Nature.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação