Ciência e Saúde

Papiro pode indicar possível casamento de Jesus com Maria Madalena

postado em 18/09/2012 19:30
Uma professora da Universidade Harvard afirmou nesta terça-feira (18/9) ter encontrado um pedaço de papiro do século IV que contém uma frase nunca vista em nenhuma versão das Escrituras: "Jesus disse para eles. Minha esposa...". Karen L. King é especialista em história do cristianismo na universidade, e não disse onde foi encontrado o papiro. Ele é menor do que um cartão de crédito com oito linhas de um lado, escritas em tinta preta legível apenas com lentes de aumento.

De acordo com a professora, a escritura não prova que Jesus era casado, mas conflita com preceitos da Igreja Católica com relação à família e ao casamento. No texto em questão, discípulos questionam a presença de Maria entre eles e Jesus a defende. Logo abaixo da linha sobre a mulher de Jesus, o papiro inclui uma outra frase provocativa que diz "ela será capaz de ser minha discípula".

Até hoje, a professora havia mostrado o fragmento a apenas um pequeno e seleto grupo de especialistas em papiros e linguística copta. Eles concluíram que o fragmento é provavelmente autêntico. A mulher mostrou com exclusividade o papiro a jornalistas de veículos americanos. A apresentação oficial será no Congresso Internacional de Estudos Coptas, em Roma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação