Redução de godura alivia sintomas da diabetes, analisam cientistas

Roberta Machado
postado em 27/09/2012 08:05
Pesquisadores suecos testaram em cobaias uma forma de tratar a diabetes tipo 2 por meio da diminuição dos índices de gordura nos músculos. A técnica, descrita na edição eletrônica da revista Nature desta semana, consiste no controle da proteína que faz o transporte de ácidos graxos do sangue para o tecido muscular, a chamada VEGF-B. Depois de retirar o composto bioquímico em ratos por meio de manipulação genética e de medicamentos, os cientistas provaram que a terapia pode diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina em diabéticos e em indivíduos com propensão a desenvolver a doença.

O experimento do Instituto Karolinska, em Estocolmo, partiu do princípio de que o acúmulo de gordura nos tecidos musculares bloqueia o efeito da insulina, aumentando a quantidade de açúcar no sangue. Para testar a teoria, os pesquisadores compararam os efeitos da diabetes e de uma dieta rica em calorias em ratos normais e em animais sem a proteína que leva a gordura aos músculos. Depois de observar os bichos, notaram que as cobaias modificadas apresentaram níveis menores de glicose no sangue, além de responderem muito melhor ao tratamento com insulina do que as normais.