Ciência e Saúde

Astrônomos observam dois buracos negros em um mesmo conjunto de estrelas

postado em 04/10/2012 08:29
Nada escapa de um buraco negro ; nem mesmo outros buracos negros, se forem menores. Extremamente densos, eles sugam absolutamente tudo que está ao redor, inclusive galáxias inteiras. Por essa razão, desde que a existência dessas regiões cósmicas foi proposta, em 1939, os cientistas acreditavam que um buraco negro nunca seria visto perto de outro. Daí a surpresa trazida por uma pesquisa divulgada na edição de hoje da revista Nature, na qual pesquisadores norte-americanos e britânicos afirmam ter dois desses objetos em uma mesma região da Via Láctea, a galáxia que abriga a Terra. A descoberta deve ampliar o conhecimento sobre essas intrigantes estruturas.

Quando o grupo liderado pelo cientista Jay Strader, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, começou a estudar o aglomerado globular M22, o objetivo era encontrar um buraco negro de dimensão média. O feito já seria inédito, pois a estrutura nunca havia sido observada em um desses conjuntos de estrelas. Após esquadrinhar a região com aparelhos de medição de radiação, no entanto, os pesquisadores encontraram não apenas um, mas dois buracos relativamente pequenos, cada um com dimensão entre 10 e 20 vezes maior que a do Sol. ;Ao contrário do que esperávamos, os aglomerados globulares se mostraram ótimos lugares para procurar buracos negros;, diz Strader.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação