Água na Lua foi formada a partir de moléculas enviadas pelo vento solar

Bruna Sensêve
postado em 16/10/2012 08:57
O aparecimento de água no Sistema Solar começou quando o conjunto formado pelo Sol e pelos planetas que o orbitam era apenas uma imensa nuvem de gás e poeira conhecida como nébula primordial. Pequenas moléculas suficientemente distantes da estrela que se formava se condensaram na forma de gelo e reagiram com outros materiais sólidos, dando origem a pequenos corpos espaciais primitivos ricos em água. Mais tarde, esse corpos se chocaram com os planetas e seus satélites à medida que eles foram se estruturando. ;Como observamos que cometas e asteroides exteriores ao Sistema Solar possuem uma porcentagem muito grande de água, a teoria para a origem dos oceanos terrestres, por exemplo, seria a partir do impacto desses corpos ricos em água com a Terra;, explica o professor José Leonardo, do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB).

Até agora, essa era a teoria predominante a respeito do surgimento de água no Sistema Solar. No entanto, em um estudo publicado ontem na revista Nature Geoscience, pesquisadores norte-americanos apontam evidências de que outro processo pode ter sido responsável pelo fenômeno. Ao analisar amostras da superfície lunar, os cientistas descobriram que cristais possivelmente originados pelo vento solar armazenam quantidades significativas de água. Em outras palavras, substâncias lançadas pelo Sol poderiam ser fontes de água para os corpos que giram ao seu redor. Segundo os responsáveis pelo estudo, a descoberta não contradiz a antiga teoria. Apenas apresenta outro processo, que poderia gerar um efeito semelhante.