Bóson de Higgs é destaque do ano de 2012 para a revista Science

Paloma Oliveto
postado em 21/12/2012 07:00
A capa da Science: fim de uma busca iniciada na década de 1940

Perseguido por astrofísicos desde a década de 1940, o bóson de Higgs foi finalmente detectado em 4 de julho deste ano pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, pela sigla em francês), na Suíça. A confirmação de uma hipótese levantada há mais de meio século foi considerada pela revista científica Science como a grande descoberta de 2012 ; se não, da década. Na tradicional retrospectiva publicada na última edição do ano, o periódico dedicou a capa e três artigos à partícula que confere massa a todas as outras e chegou a ser apelidada de ;partícula de Deus; ; nome que muitos cientistas consideram infeliz, por dar uma conotação religiosa a um elemento físico.

A evidência da existência do bóson de Higgs era a peça que faltava para comprovar o modelo padrão da física de partículas. Essa teoria explica como ocorre a interação de elementos menores do que o átomo, como elétrons, prótons e neutrinos, de forma a criar a matéria ; tudo que existe no Universo, de estrelas a seres humanos. Até este ano, os pesquisadores não conseguiam explicar como as chamadas partículas fundamentais ganhavam massa.