Ciência e Saúde

Merck retira medicamento contra colesterol Tredaptive

Agência France-Presse
postado em 12/01/2013 15:58
Nova York - O grupo farmacêutico Merck anunciou nesta sexta-feira a retirada do mercado mundial de seu medicamento Tredaptive, destinado a baixar o colesterol, diante da ocorrência de certos incidentes cardiovasculares em testes clínicos.

"A decisão de suspender as vendas do medicamento segue a recomendação da agência europeia de vigilância farmacêutica com base em resultados clínicos", informou a Merck em um comunicado.

O medicamento não estava homologado nos Estados Unidos, mas foi aprovado pela Agência europeia de medicamentos em 2008 e era vendido em 40 países.

A Merck "adota estas medidas após resultados preliminares de um estudo" denominado "HPS2-THRIVE" para avaliar o impacto do medicamento em incidentes cardiovasculares, explicou o grupo.



O HPS2-THRIVE "não atingiu seu objetivo de reduzir incidentes cardiovasculares maiores" e, inclusive, provocou um "aumento signficativo do ponto de vista estatístico" de ocorrências "sérias mas não fatais" em um grupo que tomou o remédio, comparado a outro grupo "tratado com estatinas".

A Merck solicita aos médicos que deixem de prescrever o medicamento e mudem o tratamento aos pacientes, enquanto trabalha junto às autoridades de saúde dos países que já comercializam o Tredaptive.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação