Ciência e Saúde

Extrair metais e minerais no espaço é possível, afirmam cientistas

Novas tecnologias permitem essas extrações, mas rentabilidade é questionável, dizem especialistas

Agência France-Presse
postado em 20/02/2013 14:58
Sydney - A atual tecnologia permite extrair minerais e metais no espaço, afirmaram cientistas reunidos nesta quarta-feira (20/2) na Austrália, mas a rentabilidade das operações é questionável.

Pode parecer interessante a possibilidade de obter "terras-raras", metais indispensáveis para a indústria de alta tecnologia, tanto na Lua como nos asteroides, segundo os cientistas e os diretores de grupos de mineração reunidos no Fórum de Minas Fora da Terra, o primeiro do gênero.

"Acredito que estamos no ponto em que as pessoas dizem ;ah, sim, acredito que isto é possível", declarou Andrew Dempster, do Centro Australiano para a Engenharia Espacial. "A parte mais importante da tecnologia está pronta, mas tem que ser rentável", completou. René Frader, um dos diretores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa - departamento responsável pela atual missão Mars Curiosity -, acredita que a extração mineral no espaço será possível e rentável em 20 a 30 anos.



Os custos são grandes, segundo as atuais estimativas: transportar um quilo de material à Lua custa 100.000 dólares, sem contar o valor do próprio material. A gravidade, as temperaturas, a pressão atmosférica, as radiações e consistência do solo apresentam dificuldades sem precedentes. Mas as operações no espaço seriam em grande parte automáticas e teleguiadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação