Ciência e Saúde

Arqueólogos encontram múmias pré-hispânicas em campo desportivo no Peru

Local é utilizado como centro de treinamento da seleção de futebol peruana

Agência France-Presse
postado em 27/02/2013 11:42
Lima - Onze tumbas pré-hispânicas foram encontradas no centro desportivo utilizado pela seleção de futebol do Peru na região de Lima, informou nessa terça-feira (26/2) o arqueólogo Fernando Herrera.

As tumbas e elementos de cerâmica estavam no terreno da Vila Desportiva Nacional (Videna) e pertencem a duas culturas pré-incaicas que habitaram a região. "Três tumbas pertencem à Cultura Lima (200 a 700 DC) e oito à Cultura Yschma (1100 a 1400 DC), revelou Fernando Herrera, chefe do projeto.



[SAIBAMAIS]As diferenças entre os costumes de uma e outra cultura ficam claras ao se observar as tumbas: "a cultura Lima enterrou seus mortos em decúbito dorsal, de costas, sobre camas de palha e bambu, amarrados e com cerâmicas em vermelho, preto e branco. Já os Yschma, que precederam os Incas, sepultaram seus mortos de cócoras, envoltos em uma espécie de mantos de palha, entre vasilhas de cerâmica vermelha com pintura branca.

Nas próximas semanas, investigadores iniciarão os trabalhos de laboratório para identificar a idade e o sexo das múmias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação