Ciência e Saúde

Pesquisadores descobrem processo que regula vazamento dos vasos sanguíneos

O sistema está relacionado a inflamações e a doenças como o câncer

Ludymilla Sá
postado em 05/03/2013 11:49
Belo Horizonte ; Imagine o fim das doenças cardíacas e respiratórias, dos processos inflamatórios e até das células cancerígenas. Parece uma realidade distante, especialmente quando o assunto inclui o câncer, uma das moléstias mais temidas no mundo. Mas o fim desses males pode estar mais próximo do que se pensa. Uma equipe de pesquisadores liderada pelos cientistas Panos Anastasiadis e Arie Horowitz, da Clínica Mayo de Jacksonville, maior centro de clínica integrada do mundo, na Flórida (EUA), decodificou, inteiramente, o processo que regula o vazamento dos vasos sanguíneos, relacionado a esses distúrbios e às inflamações.


De acordo com o Anastasiadis, muitos processos patológicos têm impacto no vazamento dos vasos sanguíneos. No câncer, a causa, geralmente, é o excesso de produção do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) a partir das células cancerosas, que desestabilizam as células endoteliais, provocando o vazamento. ;A vasculatura (sistema de vasos sanguíneos) que está associada a tumores, chamada neovasculatura, também é muito permeável, devido, principalmente, à produção excessiva de fatores como o VEGF pelas células cancerosas. O vazamento vascular pode também ser causado por vários patógenos, incluindo certos vírus que entram no cérebro interrompendo a barreira sanguínea, levando à encefalite. Um exemplo é o vírus ebola. Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e sepsis são outras condições relacionadas ao vazamento vascular nos pulmões;, explica o estudioso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação