Estudo mostra que a turismo nas Ilhas Cayman muda comportamento dos animais

A interação entre visitantes e as arraias faz mudanças comportamentais. Os autores da pesquisa temem que, a longo prazo, o contato prejudique a saúde da espécie na região

postado em 29/03/2013 15:43

Avessas a interagir na vida selvagem, as arraias turísticas amontoam-se em uma área de 1km², onde são alimentadas de forma artificial

Nadar com golfinhos, baleias e outras espécies marinhas pode parecer bastante ecológico, mas um novo estudo sugere que esse tipo de turismo interativo, longe de proteger as espécies, pode mudar drasticamente a forma como elas se comportam. Por mais bem-intencionado que seja o viajante, ele está, na verdade, afetando de forma negativa o hábitat natural dos gigantes do oceano, conclui a pesquisa publicada na revista Plos One.

Biólogos da Universidade de Hollywood e da Universidade de Rhod Island estudaram uma população de arraias que habitam uma região das Ilhas Cayman, famosa por atrair aproximadamente 1 milhão de turistas anualmente. Como dizem os folhetos das agências de turismo, a chamada Cidade das Arraias é o ;único lugar do planeta onde você pode alimentar, mimar e nadar com as arraias;. A visita provavelmente rende belas fotos nas redes sociais, além da sensação de estar interagindo pacificamente com a natureza. Contudo, a presença humana só tem trazido mudanças negativas no comportamento e na saúde da espécie.