Ciência e Saúde

Pesquisa descobre que variações genéticas aumentam propensão ao tabagismo

As chances de dependência são ainda maiores quando o hábito de fumar começa na adolescência

Paloma Oliveto
postado em 06/04/2013 10:38

As chances de dependência são ainda maiores quando o hábito de fumar começa na adolescênciaÉ normal adolescentes acenderem um cigarro, seja por curiosidade ou pela sensação de estar quebrando as regras. Enquanto a maioria não vai levar o hábito adiante, outros se tornarão fumantes inveterados. A genética pode predizer quais jovens estão no grupo de risco, segundo um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Nova Zelândia. Eles sequenciaram o genoma de mais de 800 adultos acompanhados desde a infância e constataram que os portadores de genes previamente associados à dependência de nicotina tiveram mais riscos de permanecer fumando.

A lição é clara: embora nem toda pessoa que carregue as variantes genéticas se tornará fumante, aquela que as possui deve evitar a primeira tragada. Como o sequenciamento genético em larga escala ainda está longe de se tornar realidade, impossibilitando mapear toda a população de risco, eles recomendam políticas preventivas mais incisivas voltadas aos jovens. ;Iniciativas que interrompam a progressão do comportamento tabagista entre adolescentes podem mitigar os riscos genéticos;, diz Daniel Belsky, pesquisador do Instituto de Ciências Genômicas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

As chances de dependência são ainda maiores quando o hábito de fumar começa na adolescência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação