Sono desregulado provoca mais enxaqueca, revela estudo norte-americano

Segundo pesquisa, proteína ligada a síndrome que leva as pessoas a dormirem em horários incomuns pode também ser a causadora das fortes dores de cabeça

postado em 02/05/2013 08:36
Uma noite maldormida pode ter ligação com dor de cabeça? Sim, aponta uma pesquisa realizada por cientistas de universidades americanas. Após um estudo feito com uma família que apresentava problemas de enxaqueca e distúrbios de sono, os estudiosos conseguiram identificar uma mutação genética que seria uma das responsáveis pelas fortes dores. A descoberta pode ajudar a encontrar novos medicamentos que combatam esse mal, geralmente ligado a causas genéticas.

[SAIBAMAIS]O trabalho, publicado na revista Science Translational Medicine desta semana, teve início após as queixas de uma família que não conseguia dar fim às constantes enxaquecas que a atingiam. "Ao analisar a história desses familiares, descobrimos que eles não só tinham enxaqueca, mas também a síndrome da fase do sono avançada. Todos os membros afetados adormeciam muito no início da noite e acordavam muito cedo pela manhã", explica Andrew Charles, um dos autores do artigo e professor do Departamento de Neurologia da Universidade de Los Angeles. ;Essa família passou por uma série de exames, tanto físicos quanto neurológicos. Constatamos uma mutação na substância caseína quinase 1 delta, uma importante proteína, responsável pelo controle do ciclo do sono;, conta Charles.