Ciência e Saúde

Unesco está preocupada com a falta de controle das geleiras nos Andes

Segundo a Autoridade Nacional da Água do Peru, nos últimos 30 anos a superfície das geleiras retrocedeu 40%

postado em 03/07/2013 17:11
LIMA - A falta de controle do derretimento das geleiras na Cordilheira dos Andes gera alarme entre os cientistas e especialistas da Unesco reunidos a fim de recomendar aos países andinos que tomem medidas urgentes ante a ameaça de mudança climática.

"É preocupação da Unesco a falta de monitoramento por parte dos países andinos vulneráveis ao derretimento das geleiras e suas consequências para as comunidades vizinhas", afirmou às AFP Siegfried Demuth, chefe de Hidrologia e das Ciências da Água.



O "Fórum Internacional de Geleiras: desafios da pesquisa a serviço da sociedade em função da mudança climática", que conclui nesta quinta-feira na cidade peruana de Huaraz (norte), visa a colocar à disposição dos países andinos (Peru, Chile, Bolívia e Argentina), cujas geleiras estão afetadas pela mudança climática, experiências, práticas e pesquisas sobre a questão do derretimento e suas consequências.

Segundo a Autoridade Nacional da Água (ANA) do Peru, nos últimos 30 anos a superfície das geleiras retrocedeu 40% e calcula-se que na década 2020-2030 as geleiras abaixo dos 5.000 metros acima do nível do mar terão desaparecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação