Ciência e Saúde

Morre Virginia Johnson, pioneira das pesquisas sobre sexualidade

Sua vida e obra são objeto de uma série de televisão, "Masters of Sex" (Mestres do Sexo), protagonizada por Michael Sheen e Lizzy Caplan, que estreará em setembro no canal a cabo Showtime

Agência France-Presse
postado em 25/07/2013 20:13
WASHINGTON - Virginia Johnson, que com seu ex-marido e colega de pesquisa, William Masters abriu novos caminhos no estudo da sexualidade humana, morreu aos 88 anos, informou a imprensa norte-americana.

Sua morte foi confirmada por seu filho Scott Johnson em uma casa de repouso em Saint Louis, Missouri (centro), onde ela vivia, anunciou nesta quinta-feira (25/7) a Saint Louis Public Radio.

Nascida em uma família de raízes mórmon, Johnson conheceu Masters em 1957, um obstetra-ginecologista 10 anos mais velho que ela, na Universidade Western em Saint Louis, onde o médico a contratou como assistente de pesquisa.



Com instrumentos similares a um polígrafo e centenas de voluntários, Masters e Johnson pesquisaram o que chamaram de "ciclo de resposta sexual" de quatro etapas, documentado em livros que foram best sellers na década de 1960.

Em 1964, criaram um centro de pesquisas sem fins lucrativos em Saint Louis que era conhecido como Instituto Masters e Johnson. O centro fechou suas portas depois de 30 anos quando Masters se aposentou. Ele morreu em 2001 aos 85 anos.

Masters e Johnson contribuíram com seus estudos a estimular a chamada "revolução sexual" nos Estados Unidos, um tema pelo qual foram capa da revista Time em 1970 e receberam consultas de estrelas de Hollywood que queriam ajuda com suas vidas sexuais.

Eles se casaram em 1971, mas se divorciaram em 1992.

Sua vida e obra são objeto de uma série de televisão, "Masters of Sex" (Mestres do Sexo), protagonizada por Michael Sheen e Lizzy Caplan, que estreará em setembro no canal a cabo Showtime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação