Canto das cigarras influencia as taxas de fotossíntese das plantas

O trabalho é parte da primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFV

postado em 28/08/2013 06:00

Belo Horizonte ; Pesquisa desenvolvida no Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa (UFV) indica que as plantas podem responder ao barulho emitido por insetos. O estudo teve como base experimentos que usaram o efeito do som das cigarras nas trocas gasosas da espécie Impatiens walleriana, popularmente conhecida como beijinho ou maria-sem-vergonha. Os resultados, inéditos na área, mostram que a interação dos vegetais com outros seres vivos nas comunidades biológicas pode ser mediada pelo som.

Intitulado Plantas respondem ao som produzido por insetos? Uma abordagem ecológica de um fenômeno físico, o trabalho é parte da primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFV (PPG Eco ; UFV), defendida em 22 de julho. O autor, Raphael Jonas Cypriano, bacharel e licenciado em ciências biológicas, conta que o estudo segue a mesma linha de pesquisa realizada por ele durante a graduação. Em 2010, ele pesquisou o efeito da música no tomateiro. Utilizando música instrumental, Cypriano mostrou, experimentalmente, que o estímulo sonoro promovia aumento de fotossíntese (conversão da energia solar em compostos orgânicos) e crescimento. ;Mas não é todo som que pode aumentar a fotossíntese da planta. Frequências diferentes, que podem estimular ou reduzir o crescimento dela;, diz Cypriano.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique