Técnica evita retirada de estruturas sadias em casos de câncer no cérebro

Pela emissão de luzes, equipamento produz imagens que ajudam cirurgiões a delimitar com precisão as células comprometidas pelo tumor

Paulo Lima
postado em 05/09/2013 06:02

Segundo Daniel Orringer, a técnica identifica tumores escondidos entre as células sadias

Embora a medicina tenha avançado nas técnicas cirúrgicas para o tratamento do câncer, preservar ao máximo as células sadias e retirar todas as que têm tumor continua sendo um desafio. Quando a doença se dá no cérebro, esse cuidado é envolto com a possibilidade de afetar as capacidades cognitivas do paciente. Pesquisadores das universidades de Michigan e de Harvard, nos Estados Unidos, aprimoram uma técnica que pode amenizar o problema. O estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, mostra que, com um laser, é possível operar pacientes com glioblastoma multiforme, o tipo mais agressivo em seres humanos, sem deixar para trás células que poderiam gerar um novo tumor.

Pela emissão de luzes, equipamento produz imagens que ajudam cirurgiões a delimitar com precisão as células  comprometidas pelo tumor

O procedimento é uma adaptação da microscopia Raman, técnica que mapeia espécimes biológicas para identificar o câncer. Ela funciona com a emissão de luzes que identificam as células cancerígenas, mas sem muita precisão. Ao codificar um sinal da ferramenta que emite duas cores de luz, os pesquisadores conseguiram ampliar a resolução das imagens obtidas, o que facilita a identificação dos tecidos doentes (veja infográfico). Segundo eles, a nova ferramenta, chamada de stimulated raman scattering (SRS), permitirá uma abordagem mais segura durante as cirurgias.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique