Ciência e Saúde

Aquecimento global: nível dos oceanos pode subir 80cm até 2100

De acordo com apuração, o documento revisará para cima a elevação do nível do mar esperada para o próximo século

postado em 26/09/2013 09:54
Países como as Ilhas Maldivas podem desaparecer com a elevação do mar

A cada dia, são antecipados mais dados que constam do relatório sobre o aquecimento global a ser apresentado nesta sexta-feira (27/9) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês). De acordo com uma apuração feita na quarta-feira (25/9) pela agência France-Presse, o documento revisará para cima a elevação do nível do mar esperada para o próximo século, alertando para uma ameaça importante provocada pelo agravamento do efeito estufa.

[SAIBAMAIS]No relatório de 2007, o grupo formado por centenas de cientistas de todo o mundo, avaliou que a alta média dos oceanos poderia alcançar entre 18cm e 59cm em 2100. Na nova análise, contudo, a organização cita um aumento que pode ultrapassar os 80cm. Reunidos em Estocolmo, os integrantes do painel podem ainda alterar a informação até a apresentação oficial do texto.



O tema, evidentemente, é vital para muitos Estados insulares do Pacífico, como Tuvalu, Maldivas e Kiribati. Essa ilhas já vivem hoje com o problema do avanço das águas e estão ameaçadas de desaparecer completamente. No entanto, a ameaça se estende, potencialmente, a dezenas de milhões de pessoas que vivem nas metrópoles costeiras ou próximas aos grandes deltas de rios.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação