Ciência e Saúde

Rússia retoma com êxito lançamento de foguetes Proton

Em 2 de julho, um foguete Proton que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass mudou de trajetória pouco após a decolagem e explodiu

Agência France-Presse
postado em 30/09/2013 16:55
Moscou - A Rússia realizou o lançamento bem sucedido de um foguete Proton-M, quase três meses depois de suspender estes lançamentos pela exposição de um deles que desprendeu na atmosfera combustível altamente tóxico.

Um foguete Proton-M, levando a bordo o satélite de telecomunicações Astra-2E, de Luxemburgo, foi lançado no domingo às 18h38 de Brasília do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, anunciou a agência espacial Roskosmos em um comunicado.

Minutos depois, a planta superior do foguete Briz-M, que transporta o satélite luxemburguês SES, se separou do restante do foguete, conforme estava previsto.



Em 2 de julho, um foguete Proton que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass mudou de trajetória pouco após a decolagem e explodiu, deixando na atmosfera quase 600 toneladas de combustível altamente tóxico.

A investigação concluiu que a explosão se deveu a um erro na instalação de três girômetros. Foi o último acidente de uma série de fracassos no programa espacial russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação