Ciência e Saúde

Pelo menos 1% dos pacientes relata estar consciente durante cirurgia

Pesquisadores britânicos descobriram uma maneira de saber quando isso acontece

postado em 24/10/2013 09:07
O estudo de Catherine Warnaby poderá ajudar na análise de pacientes vegetativos

No suspense norte-americano Awake ; A Vida Por Um Fio (2007), o ator Hayden Christensen interpreta Clay Beresford, um jovem e rico empresário que, ao ser submetido a uma cirurgia no coração, descobre sofrer um distúrbio raro. Apesar de anestesiado e sedado, Clay continua consciente e acompanha a conversa dos médicos durante a operação. Nem tudo no enredo é ficção, dizem especialistas. Pelo menos 1% dos pacientes relata estar consciente durante todo o processo cirúrgico. Pesquisadores britânicos descobriram uma maneira de saber quando isso acontece.

[SAIBAMAIS]Os resultados da pesquisa feita na Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram publicados hoje na revista Science Translational Medicine. ;Trabalhamos nesse projeto há cerca de quatro anos. Embora os anestésicos sejam utilizados nas cirurgias diariamente com segurança, ainda não temos uma imagem clara de como eles funcionam no cérebro humano. O avanço da neurociência nos ajuda a resolver algumas dessas questões difíceis, como o processo pelo qual os indivíduos perdem a consciência sob anestesia;, conta Catherine Warnaby, uma das autoras do estudo.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação