Ciência e Saúde

Busca pelo corpo ideal prejudica a saúde e pode levar à morte

Aumenta o uso de substâncias como anabolizantes, suplementos e termogênicos. Nos consultórios médicos, no entanto, pacientes tentam sanar problemas no fígado, nos rins e nos músculos

Luciane Evans
postado em 16/12/2013 06:10
Belo Horizonte ; A ditadura do corpo perfeito, pregada a ferro e fogo pela sociedade, tem se transformado em armadilha para aqueles que acreditam que a felicidade está em músculos grandes e em corpos magros e sem gordura. Em busca da beleza escultural, homens e mulheres ingerem e injetam substâncias aparentemente capazes de fazer milagres. Por um lado, deixam o corpo bonito, forte e, aparentemente saudável em pouco tempo. Em contrapartida, esses produtos cobram um preço alto: têm o efeito de um tsunami no organismo, causando doenças graves e, em alguns casos, até a morte. Preocupados com o cenário que já se tornou uma obsessão global, muitos especialistas dizem tentar convencer as pessoas sobre os riscos que elas correm. O esforço, segundo contam, tem sido em vão, principalmente entre os jovens que buscam essa fórmula da beleza a qualquer custo.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Recentemente, o Brasil se chocou com o relato que a ex-BBB Maria Melilo fez sobre seu estado de saúde. No mês passado, a jovem, que acabou de completar 30 anos, precisou retirar quase 70% do fígado por causa de um câncer. Em entrevistas, após a cirurgia, ela admitiu ter usado anabolizantes durante 10 anos. No início do ano, o cantor baiano Netinho foi internado em estado grave com forte dor abdominal, em razão de uma hemorragia no fígado. De acordo com médicos, tudo leva a crer que seu quadro tenha sido provocado pelo uso de anabolizantes. ;As pessoas estão cada vez mais apostando que a felicidade está no físico e no culto ao corpo. Há uma necessidade muito grande de cuidar da casca, e elas acabam se tornando dependentes de substâncias, que podem se transformar em um verdadeiro veneno;, alerta a especialista em nutrição clínica e alimentação detox Juliana Nakabayashi.

Segundo o cardiologista e médico do esporte do Minas Tênis Clube e do Clube Atlético Mineiro, Haroldo Christo Aleixo, são frequentes os casos de internação grave devido ao uso dessas substâncias. Recentemente, vários jovens foram hospitalizados em Belo Horizonte, conforme destaca Haroldo. ;Quando você vê essas pessoas, estão bonitas por fora. Porém, perderam o limite e o medo. Usam estimulantes, anabolizantes e medicações perigosas;, alerta o médico, preocupado com a proporção que a situação tem tomado. ;Os usuários já sabem que sofrerão efeitos colaterais, como calvície ou acne. Quando os efeitos demoram a aparecer, eles pensam que os anabolizantes não estão funcionando. Daí, aumentam a dose;, lamenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação