Ciência e Saúde

China celebra com fotos o "êxito total" da missão lunar com sonda espacial

O veículo fez uma fotografia do módulo de pouso da Chang'e-3

Agência France-Presse
postado em 16/12/2013 08:11
Pequim - A China celebrou nesta segunda-feira (16/12) o "êxito total" da sonda espacial Chang;e-3, com a divulgação pela imprensa oficial das primeiras fotografias feitas na Lua pelo "Coelho de jade", o veículo de exploração teleguiado. O "Coelho de jade", com a bandeira chinesa, ativou os painéis solares com os quais obtém energia e deu os primeiros passos na Baía do Arco-Íris, na superfície lunar.

Imagem da sonda na superfície lunar com a bandeira nacional chinesa foi fornecida pela China Central Television: é a primeira

O veículo fez uma fotografia do módulo de pouso da Chang;e-3, dotado de quatro pés, que chegou no sábado ao satélite natural da Terra. O módulo de pouso fez uma foto do veículo teleguiado, que recebeu o nome em homenagem à mitologia chinesa. "O alcance da missão lunar vai além de tudo o que podemos imaginar", afirma o jornal China Daily em um editorial com o título "Fantástica missão lunar".



"Com o rápido aumento da população mundial e o esgotamento de vários recursos, os avanços na exploração espacial e o uso pacífico dos recursos da Lua ou Marte poderiam ser uma opção para a humanidade em um futuro próximo", completa o jornal.

No domingo à noite, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang visitaram o centro de controle espacial de Pequim, onde foi anunciado formalmente o "êxito total" da missão Chang;e-3. A agência oficial Xinhua anunciou nesta segunda-feira o lançamento em 2017 da Chang;e-5, a quinta missão lunar do país. Em 2015 já está programado o lançamento da missão Chang;e-4.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação